Seminário de Gestão e Desenvolvimento chega à região da Serra Gaúcha

Em 19 de julho, Farroupilha sediou o Seminário de Gestão e Desenvolvimento, promovido pelo CRCRS e Academia de Ciências Contábeis do RS. Esta foi a terceira edição presencial do evento, neste ano.

Com a participação de mais de duzentos profissionais da contabilidade da região da Serra Gaúcha, o evento teve início às 15h, na sede do Sindilojas, com as manifestações da delegada representante do CRCRS em Farroupilha, contadora Marcia Barbizan; do presidente do Sescon Serra Gaúcha, Osmar Júnior Tomiello da Rocha; do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin; e do presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira.

Também prestigiaram o evento autoridades do Executivo Municipal, empresários, presidentes de entidades contábeis, além de conselheiros do CRCRS, delegados representantes, delegados honorários, integrantes das Comissões de Estudos e vice-presidentes.

Na cerimônia de abertura, a delegada representante do CRCRS em Farroupilha, Marcia Barbizan, destacou o objetivo do Seminário, de debater e divulgar o papel essencial da contabilidade para a boa gestão e o fomento do desenvolvimento da sociedade. Agradeceu, ainda, a todos que contribuíram para a realização do evento.

Márcia Barbizan, delegada representante do CRCRS em Farroupilha

O presidente do Sescon Serra Gaúcha, Osmar Júnior Tomiello da Rocha, manifestou-se em seguida, saudando o retorno dos seminários na modalidade presencial como oportunidade de construção de conhecimento e reforço das relações entre os profissionais. Salientou, também, a importância do número significativo de empresas contábeis para a pujança econômica do município de Farroupilha e finalizou com a apresentação de um vídeo sobre o 7º Egescon, que se realizará, em 30 de setembro, em Nova Petrópolis.

Osmar Júnior Tomiello da Rocha, presidente do Sescon Serra Gaúcha

Um profundo reconhecimento pelo trabalho dos profissionais da contabilidade deu o tom ao breve discurso do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, que recordou momentos importantes para a inovação da gestão pública no município, que contaram com a efetiva colaboração dos contadores, como: a implantação da nota fiscal eletrônica e da Redesim.

Fabiano Feltrin, prefeito de Farroupilha

Encerrando a solenidade de abertura, o presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, frisou a satisfação do CRCRS de realizar esta terceira edição do Seminário de Gestão e Desenvolvimento, no município de Farroupilha, para debater a participação da profissão contábil no desenvolvimento da sociedade. Falou, também, sobre o alinhamento com os entes públicos, como forma de colaborar com a criação de políticas públicas que favoreçam o empreendedorismo e o crescimento econômico.

Márcio Schuch Silveira, presidente do CRCRS

Com o tema de interesse relevante para o incentivo ao empreendedorismo, “Redesim e Tudo Fácil Empresas: enfoque sob o ponto de vista do usuário”, o coordenador da Redesim, Sílvio Ramão, deu início à série de palestras, que se seguiu até as 19h30. A palestra teve a medição da contadora Nádia Grasselli, integrante da Comissão de Estudos do Setor Cooperativo do CRCRS.

Sílvio Ramão, coordenador da Redesim, e Nádia Grasselli, integrante da Comissão de Estudos do Setor Cooperativo do CRCRS.

Em sua apresentação, Sílvio Ramão explicou os benefícios obtidos com a plataforma integrada do governo do Estado do RS, coordenada pela JucisRS, DescomplicaRS e SebraeRS.

“A partir da implantação do Tudo Fácil Empresas, o empreendedor poderá obter, em um único acesso, de forma gratuita e em poucos minutos, os dez documentos necessários à abertura de uma empresa. Já para o município, a atração de novos negócios representa um impacto positivo imediato na arrecadação, além de outras facilidades, como manter atualizadas as informações sobre as empresas em funcionamento e favorecer o ambiente de negócios”, esclareceu o coordenador da Redesim.

Edenise Franco de Amorim, integrante da Comissão de Estudos de Controladoria do CRCRS, e Osmar Júnior Tomiello da Rocha, presidente do Sescon Serra Gaúcha.

A proposição seguinte de debate foi em torno do tópico “Contabilidade para Gestão”. Edenise Franco de Amorim, integrante da Comissão de Estudos de Controladoria do CRCRS, enfatizou a importância de transformar a relação cliente – profissional da contabilidade em uma parceria estratégica, como forma de “fazer evolução”. Para tanto, dentre outras ações, recomendou que se estabeleça conexão com seus clientes, que demonstre interesse, servindo seu cliente e gerando oportunidades sempre.

Edenise reforçou, ainda, a necessidade de os profissionais contábeis reforçarem as pequenas empresas e usarem tecnologias para inovar ao máximo os empreendimentos, como forma de se sobressair no cenário dos negócios.

A moderação da palestra ficou a cargo do presidente do Sescon Serra Gaúcha, Osmar Júnior Tomiello da Rocha.

Marcia Barbizan., delegada representante do CRCRS em Farroupilha, Márcio Schuch Silveira, presidente do CRCRS, Jonas Tomazzini, vice-prefeito de Farroupilha, e Regina Ducati, secretária de Desenvolvimento Econômico do município, .

A contribuição do contador no desenvolvimento da sociedade também foi tema evidenciado, durante o evento. Participaram desse painel, além do presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira; o vice-prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazzini; e a secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Regina Ducati. A mediação foi da delegada representante do Conselho em Farroupilha, Marcia Barbizan.

Entre os aspectos abordados, o presidente Márcio Schuch Silveira  ressaltou a importância de exercer a contabilidade, buscando o desenvolvimento, a sustentabilidade dos negócios e a evolução da tecnologia. Também foi abordada a aplicação e os reflexos da implantação da governança corporativa nas empresas.

No final, todos comungaram da premissa de que a Contabilidade é um instrumento fundamental para o desenvolvimento e crescimento da economia.

As doações de alimentos não perecíveis arrecadadas durante o evento serão destinadas ao Hospital São Carlos, de Farroupilha.

O seminário confere certificado e pontuação ao Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).

Passo Fundo será a próxima cidade a sediar o Seminário de Gestão e Desenvolvimento, em 16 de agosto.

 

Entrega dos alimentos

Os alimentos arrecadados por conta do Seminário de Gestão e Desenvolvimento, realizado em Farroupilha, foram entregues, na tarde de 21 de julho, ao sr. Volnei Cousseau do Hospital Beneficente São Carlos. Participaram da entrega Nádia Grasselli, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo; o conselheiro do CRCRS, Felipe da Rocha Paesi; e Márcia Barbizan, delegada representante do CRCRS em Farroupilha.