Governança Corporativa: oportunidade para a área contábil

O CRCRS, por meio da Comissão de Estudos de Governança e Compliance, promoveu webinar (18/1) sobre o tema Governança Corporativa, focado na oportunidade de atuação para o profissional da contabilidade e como esse processo é  conhecido pelos acadêmicos de Ciências Contábeis. Debateram o assunto, as contadoras Priscila Salvador, integrante da Comissão de Estudos de Governança e Compliance do CRCRS, e Karina Missel, coordenadora da Comissão de Estudos CRCRS Jovem. Ambas expuseram as suas experiências profissionais, identificando o momento em que a Governança se fez presente em suas carreira. Priscila, em seu depoimento, apontou a importância da Governança em todos os setores da economia, inclusive no agronegócio, em empresas tanto públicas como privadas ou mesmo familiares.

As contadoras apresentaram o resultado de uma pesquisa realizada junto aos estudantes de Ciências Contábeis, com o objetivo de avaliar o grau de conhecimento sobre Governança Corporativa. A primeira revelação foi que 55,6% dos entrevistados conhecem o tema, mas, quase a metade, 44,4%, não sabem do que se trata.

Nesse quesito, Karina, acredita que muitos estudantes aos serem informados do conceito e definição de Governança Corporativa terão claro que já ouviram falar dessa sistemática.

Priscila conceitua Governança Corporativa como o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselhos de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. Baseia-se em quatro: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Esse webinar está disponível no TVCRCRS no YouTube e é bem interessante acompanhar a pesquisa, aplicada em 69,4 acadêmicos de Ciências Contábeis, 27,8 técnicos e o restante estudantes de mestrado, pois mostra a importância de disseminar a Governança Corporativa como conceito e como um novo campo de atuação da Contabilidade.

Confira, acessando aqui