Conselho de Contabilidade prestigia comemoração de 80 anos do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) comemorou, em 26 de junho, 80 anos de fundação. Uma solenidade na sede do órgão, com a presença de autoridades municipais e estaduais, representantes de entidades, funcionários estaduais e municipais e servidores da casa, marcou a data. A vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues, e o diretor adjunto, João Victor Oliveira, prestigiaram o evento.

Tércia

Miola

Cezar Miola, presidente do TCE-RS,iniciou seu discurso lembrando os primórdios dos instrumentos de controles e fatos da história que comprovavam a importância de uma estrutura com comprometimento público. Citou o TCE como um órgão de controle moderno, porém com fundamentos lançados muitos séculos atrás. Afirmou que o TCE tem compromisso com a transparência, com a justiça, com a correta e eficaz gestão do bem público.

sartori

José Ivo Sartori, governador do RS, reforçou a importância da transparência para a sociedade, que considera, cada vez mais, participativa e fiscalizadora. Nesse sentido falou sobre a Lei da Transparência Fiscal. O governador enalteceu a função do TCE-RS para a sociedade e frisou que, nestes 80 anos, o tribunal não se limitou a exercer a fiscalização ou a examinar contas e números, mas, sim, se prestou a auxiliar os gestores a aperfeiçoarem suas administrações.