Unidades do Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores estão autorizadas a receber, por tempo determinado, os balanços patrimoniais das empresas

O Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) autorizou as unidades cadastradoras do SICAF a receberem o balanço patrimonial impresso das empresas, desde que assinado pelo responsável da organização e pelo contador, além da apresentação do protocolo, comprovando o envio do balanço digital à Junta Comercial da unidade da federação correspondente.
A medida tem caráter temporário e foi tomada em função do acúmulo de serviço de autenticação de livros digitais das Juntas Comerciais gerado pelo Serviço Público de Escrituração Digital (Sped) que, em vista da aproximação do prazo limite de entrega estipulado pela Receita Federal, ocasionou uma grande concentração desse trabalho.
Dessa forma, assim que as Juntas Comerciais regularizarem a autenticação dos livros digitais, o procedimento retorna ao normal.