CRCRS participa do IV Seminário de Auditoria e Contabilidade

O Ibracon – 6ª Seção Regional (SR), com o apoio do CRCRS, promoveu, em 28 de novembro, o IV Seminário de Auditoria e Contabilidade, no auditório do Sescon-RS. Na solenidade de abertura, fizeram uso da palavra os presidentes do Ibracon- 6ª  Seção Regional, Marcelo Saweryn; do CRCRS, Antônio Plácios; e do Ibracon Naciona, Idésio Coelho. Palácios, na oportunidade, salientou algumas ferramentas importantes de auditoria, tais como: Carta de Administração, Avaliação de Risco e, como um avanço na transparência, o Relatório de Auditoria, que fortalece a profissão e fala de um novo padrão.

Palácios

Antônio Palácios

auditoria

Marcelo Saweryn

Idésio

Idésio Coelho

O último painel do evento contou, também, com a presença de representantes do Conselho. A vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Rodrigues, e a conselheira do CRCRS e diretora do Ibracon, Monica Foerster, apresentaram do painel “Gestão e crescimento sustentável das FAPMP e a regulação das Normas de Contabilidade”, com moderação do auditor e contador Ronei Xavier Janovik.

Tercia e Monica1

Na oportunidade, Monica lembrou que, atualmente, as pequenas e médias firmas de auditoria vivem um momento de oportunidades e desafios crescentes, que permeiam questões relacionadas às normas técnicas e profissionais, novas tecnologias e gestão de pessoas.

Tercia e Monica2

Já Ana Tércia destacou questões ligadas às regulamentações trazidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, destacando a necessidade de o Sistema CFC/CRCs dialogar com as demais entidades contábeis em questões específicas das áreas em que estas atuam. Ela também enfatizou que atualmente, os regulatórios profissionais estão cada vez mais complexos e com atualizações constantes, o que faz com que seja necessária uma constante atualização dos profissionais contábeis.

Tercia e Monica3

A programação abordou, ainda, temas como: “Adoção do Novo Relatório de Auditoria”, “Uma Visão Sobre a Qualidade da Auditoria no Brasil e os Processos Sancionadores – a experiência regulatória e as mudanças esperadas” e “Investigação de Fraudes e Atos Ilegais e a Responsabilidade do Auditor Independente”.

Paralelamente ao evento, o presidente do Ibracon nacional, Idésio Coelho, reuniu-se com o presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney Ribas, para iniciarem as tratativas para a assinatura de um termo de cooperação entre as duas entidades, no sentido de o Ibracon se tornar parceiro do OSB, a fim de contribuir no desenvolvimento de uma metodologia na análise dos processos dos Observatórios Sociais. Também estiveram presentes no encontro o presidente do CRCRS, Antônio Palácios e o vice-presidente do CRCRS e do OSB, Pedro Gabril Kenne da Silva e o presidente do Ibracon – 6ª Regional, Marcelo Saweryn.

presidentes